Adecom Jurere Org Brasil

Série Balneabilidade | Saúde pública da Roma Antiga e da Idade Média

11

Dec 19

0

2019_balneabilidade_serie_02b

 

Abrimos a Série “Assuntos”. …. Entremos então na aventura!

Há 200 anos, no Brasil, não havia “descarga de banheiro”. Os banheiros, todos nos fundos das casas, tinham os dejetos recolhidos em barris, que, posteriormente, eram lançados nas praias ou colocados em valas. Cólera, febre amarela e peste bubônica, tomavam conta das cidades.

Atualmente, uma população humana de dois milhões e meio, no mundo, segundo a ONU, não tem acesso a saneamento básico… em consequência: uma criança, no planeta, morre a cada 20 seg. Ainda hoje, pessoas não possuem vaso sanitário em suas moradias.

Vivemos no século XXI, mas estamos reproduzindo, em diversas regiões e localidades, principalmente nas periferias, um conjunto de condições urbanas essenciais para a preservação da saúde pública da Roma Antiga e da Idade Média.

➡ Esgoto sem tratamento, após um temporal, é um forte aliado na propagação de doenças como Leptospirose, Hepatite A, B e C. A água “potável”, aquela colocada nos filtros / pega nas torneiras, também é atingida. Através dela, bebemos aquilo que as chuvas espalham quando ocorrem enchentes.

Muito se tem feito em nossa área de atuação, aqui no Jurerê, mas mesmo assim, os cuidados devem ser permanentes, pois: se algum setor do sistema de canalização vazar… vai-se embora todo trabalho.

ADECOM JURERÊ
- a olhar para o futuro de nosso lugar

Informações:
(48) 9 9982 9112 ou (48) 9 8804 1950
adecom@adecom-jurere.org.br

——-
Apoie: participe das reuniões, compartilhe e convide / marque nos comentários seus vizinhos e amigos ️
#juntosporjurere