Adecom Jurere Org Brasil

Pet Place nas Alamedas de Jurerê Leste?

26

Dec 16

0

As Alamedas Hilton Cunha, Theodoro Ferrari e Victor da Luz Fontes são áreas públicas em Jurerê Leste. A partir de 2008, a ADECOM-Jurerê resolveu adotá-las, construindo passarelas, plantando grama, sinalizando-as com placas para uso exclusivo de pedestres e com dizeres motivadores para uso adequado, requerendo iluminação pública.

Mensalmente, a ADECOM-Jurerê corta a grama e promove limpeza das alamedas. Nos meses de janeiro e fevereiro, essa operação é realizada a cada quinze dias.Todas essas ações são viabilizadas com contribuições de associados.

A partir de 2015, foi assinado Termo de Adoção das Alamedas com a FLORAM com o propósito de melhoria das ações efetuadas, bem como efetuar plantio de árvores adequadas. Anualmente, realiza poda de árvores que prejudicam a iluminação das alamedas, que destroem a rede de esgoto, que atrapalham a mobilidade de pedestres, que podem servir de esconderijo para meliantes. Essas podas de árvores tem sido autorizadas pela Diretoria de Gestão Ambiental da FLORAM e executadas por sua equipe.

A partir do segundo semestre de 2016, estamos sendo apoiados pelo SR Vapor, Plothouse, Pousada dos Chás e Restaurante La Catarina. Com estes apoios financeiros, estamos incrementando a conservação das alamedas.

2016-12-02 07.24.49.jpg2016-12-07 07.33.44.jpgIMG_6265.JPG

E agora? Os resultados são satisfatórios ou podem ser melhorados?

Após operação mensal de limpeza, quem percorre as alamedas, fica satisfeito. Porém, passados alguns dias, observa-se lixo jogado, fezes de animais, entulhos de obras, podas de árvores, etc.

Segundo associados, o problema maior são as fezes de animais (cachorros). A maioria das fezes não recolhidas são de proprietários de animais que não são sócios da ADECOM-Jurerê. Sócio ajuda e cuida. Não sócio acha que pode tudo. Ele acha que a área é pública e que se dane o mundo.

Refletindo sobre essa realidade, o que se pode fazer para minimizar fezes de animais:

  • Implantar Pet Place nas Alamedas?

Esta foi a solução adotada na Praça Getúlio Vargas, centro de Florianópolis.

2016-12-12 13.07.23.jpg2016-12-12 13.04.12.jpg2016-12-12 13.06.23.jpg

Que solução a ADECOM-Jurerê poderia adotar em Jurerê Leste?  A ADECOM-Jurerê agradece sugestões, críticas e comentários de amigos e associados. Encaminhe-as para presidente2016@adecom-jurere.org.br.